O que são as Sete Leis de Noé?

 

B”H

 

O QUE SÃO AS 7 LEIS NOAÍTICAS*?

 

(* Nomes alternativos: Sete Leis de Noé; Leis (Divinas) Universais/Mitsvót Universais; Sete Leis dos Bnei Nôach; Leis Noaicas)

 

(Atenção:
Nas palavras transliteradas, o “ch” tem som de “RR”. Exemplos: Nôach; Chabád, etc.

Nas palavras transliteradas, o “sh” tem som de “CH”. Exemplos: Hashém; Shéva; Mishná; Rashí, etc.)

 

Por Breslev Israel

 

As 7 leis de Nôach (Noé) — em hebraico: “Shéva Mitsvót Nôach” — são um dos ensinamentos fundamentais do judaísmo. O Caminho Espiritual das Leis de Noé NÃO é uma religião nem a base de uma religião ou ideologia — sim, isso mesmo, o movimento Bnei Noach não é judaísmo para os não-judeus, não é um ramo do judaísmo, e tampouco é alguma seita judaizada — aqueles que se dizem Bnei Noach mas que são judaizados e que querem judaizar os outros (que se vestem como judeus e que praticam rituais judaicos ou os copiam de alguma forma), distorcem o verdadeiro significado de Bnei Noach (inclusive batendo de frente com os ensinamentos do Rebe e do Chabad) —, antes, o Caminho Espiritual das Leis de Noé é um código moral e legal dado a toda a humanidade pelo PRÓPRIO CRIADOR do universo. Uma das mais frequentes más-interpretações sobre as leis noaíticas é a idéia de que são tão somente uma lista como a dos 10 mandamentos; alguns crêem que não estão enumeradas na Torá, e que estas 7 leis são uma invenção dos Tanaím, os rabinos que comentaram a Mishná e o Talmúd. Pois bem: esta crença é uma falta de entendimento da estrutura da Torá.

Como era julgada a humanidade antes da entrega da Torá?

O CRIADOR advertiu Adám dizendo: “De toda árvore do jardim podes comer, mas não da árvore do conhecimento”. Adám não deveria comer do fruto desta árvore. Da mesma maneira, Caim foi castigado por assassinar seu irmão Abel; a geração do dilúvio foi destruída por violência e roubo; o Faraó foi afligido por aproximar-se de Sara quando Avrahám estava no Egito; as cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas por injustiça e por imoralidade sexual; o Egito foi atingido por dez pragas e seu exército foi afundado no Mar Vermelho. Todas estas pessoas NÃO foram castigadas por não cumprir os 10 mandamentos, pois a Torá ainda não havia sido entregue.

Então, por que Hashém (D’us) castigou todas estas pessoas?

Porque elas transgrediram estas 7 leis morais dadas originalmente a Adám (o primeiro humano) e passadas posteriormente a Nôach (Noé). Hacadósh Barúch Hu (“O Santíssimo, Bendito seja”) não castiga de maneira arbitrária à humanidade, a menos que a humanidade tenha sido instruída nestas normas das leis morais e tenha sido advertida de suas consequências. Conclusão: a humanidade se castiga a si mesma.

Concluindo, as 7 leis de Nôach não são uma simples lista de preceitos, mas são para os NÃO-judeus sua interrelação com a Torá, tal como explica o Talmúd: “Há 7 categorias de leis que as nações podem aplicar como uma constituição governamental. Estas são: NÃO à Idolatria, à Blasfêmia, ao Assassinato, ao Roubo, ao Sexo Ilícito, Comer de um Animal Vivo e SIM para Criar Tribunais de Justiça”.

Ademais, Rashí explica em seu comentário da Guemará, capítulo 8, tratado Sanhedrín, 74B: “Os Noaítas devem observar não apenas as 7 leis mas também os regulamentos derivados e associados a elas”. Isso quer dizer que cada lei tem subleis que, segundo Rashí, os noaítas devem igualmente cumprir.

Estas Leis ocupam uma parte considerável do Talmúd e as pessoas devem estudá-las e entendê-las. Estas subleis abrangem um grande número de categorias que têm a ver com idolatria, blasfêmia e muitas formas diferentes de sexo ilícito, tratamento para com os animais, tribunais de justiça, estipulação de obrigações e penalidades. (Veja
https://noahidebr.com/2015/09/25/e-permitido-a-um-nao-judeu-estudar-a-tora/ )

É evidente, então, que as 7 leis de Nôach SÃO parte de um código legal, moral e bíblico. Ou seja, existe uma só Torá para judeus e não-judeus, já que as Leis Noaíticas são simplesmente parte da Torá que se aplica a toda a humanidade.

Hashém disse sobre Avrahám, em Bereshít/Gênesis 18:19:

“EU o tenho conhecido para que ordene a seus filhos e à sua casa depois dele, a fim de que guardem o Caminho de Hashém com retidão e justiça”. Este código moral — as Mitsvót universais/o Movimento Bnei Noach/o Noaísmo — é o Caminho do CRIADOR. É a Torá.

 

© Breslev Israel
© Noahidebr 2015-2019

Traduzido do espanhol por Noahidebr/Bnei Noach Brasil
https://noahidebr.com/copyright/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.