Uncategorized

Qual é a prova lógica que há Um Só D’us?

B”H

 

[O que significa que há Um Só D’us?

E] qual é a prova lógica que há Um Só D’us?

 

Por Rav Aron Moss (Chabad)

 

Pergunta:

Aceito que algum tipo de “Ser Superior” criou o universo. Mas por que não pode haver muitos desses seres? Existe alguma razão lógica para dizer que há Somente Um D’us?

 

Resposta:

A definição de D’us é: “UMA DIMENSÃO SEM DEFINIÇÃO”. D’us não pode ser definido, porque se eu O defino então eu O limito. E algo limitado não é D’us. Definindo algo, dou limites. Se por exemplo eu defino uma maçã como uma fruta doce redonda que é verde ou vermelha, sei que quando eu encontro uma fruta púrpura comprida ela não pode ser uma maçã. Uma maçã se limita a ser redonda, vermelha ou verde. Essa é a sua definição.

D’us não pode ser definido, porque definindo-O você está dizendo que há algo que ELE não pode ser; mas isso não pode ser verdade, porque D’us é Ilimitado.

É por isso que só pode haver UM D’us. Porque se você não tem uma definição, não há nada fora de você. Não pode haver “outro”.

Um exemplo: dois países vizinhos só podem ser chamados de dois países quando há uma fronteira entre eles. Mas se um país não tem fronteira, se não há um lugar definido onde ele acaba e o outro país começa, como se pode dizer que há dois países? D’us não tem nenhuma fronteira, então, como pode haver mais de um deus? Onde está o fim do primeiro deus e onde o outro começa, se não existe nenhuma linha divisória entre eles?

O ato de criação é o ato de fazer as fronteiras e desenhar as definições: esta é uma maçã e não uma banana, esta é a terra e esse é o mar. A criação tem definições. O CRIADOR não tem uma definição. Isso é o que O faz D’us. E é por isso que só pode haver apenas UM.

 

Traduzido do espanhol por Noahidebr/Bnei Noach do Brasil

© Jabad (Chabad.org)

© Noahidebr 2015-2018

 

Sobre distribuir os nossos artigos, veja

https://noahidebr.com/copyright/

Anúncios
Padrão