Uncategorized

O CORPO DE ADAM ORIGINALMENTE INCLUÍA MACHO E FÊMEA

O CORPO DE ADÁM ORIGINALMENTE INCLUÍA MACHO E FÊMEA

 

Por Rav AVRAHAM YEHOSHUA HESHEL

 

E HaVaYaH D’us fez cair um sono profundo sobre o homem, e este adormeceu; e ELE tomou um de seus lados e fechou a carne em seu lugar. E HaVaYaH D’us modelou o lado que ELE tinha tomado do homem em uma mulher, e a trouxe para o homem. (Gên. 2:21)

Sabemos que Adám foi o epítome de toda a criação, a obra do Próprio D’us. Ele incluiu toda a santidade e todas as almas de Israel. O lado inteiro da santidade estava ligado a ele e nele incluído.

Além disso, Adám originalmente incluía ambos, macho e fêmea, uma vez que foi criado com os dois corpos [ligados].

Tudo no mundo tem de conter o conceito de ambos, masculino e feminino. Isto é especialmente verdadeiro no serviço de D’us, onde os elementos masculino e feminino correspondem, respectivamente, a “lembrar” e “manter” [referindo-se ao Shabát].

A essência dos elementos masculino e feminino, respectivamente, é o conceito de dar e receber. Assim, por exemplo, uma pessoa pode alcançar grande afeição, santidade e pureza de pensamento. Essa pessoa então  prazer espiritual para as Luzes supernas, universos e atributos. Este é o conceito do elemento masculino.

Ao mesmo tempo, no entanto, esta pessoa recebe sustento espiritual dos universos supernais. Este é o conceito do seu elemento feminino. Todo Israel também participa deste elemento feminino quando este sustento é transmitido a eles, proporcionando-lhes tudo o que precisam. Do que eles recebem “as crianças, a vida e os alimentos”, etc.

O conceito do alto que concede sustento espiritual é a essência masculina. O fluxo espiritual torna-se o sêmen, e as essências masculina e feminina se reúnem para mais uma vez dar à luz através da transmissão de amor para o mundo. Para além do seu efeito imediato, cada ação também afeta as gerações futuras. A escritura é então despertada, dando origem a um outro fluxo espiritual naquela data futura [como em aniversários].

Assim está escrito: “E ELE (D’us) tomou um de seus lados”; isto significa que o lado e o conceito de feminilidade foi tomada de Adám. ELE (D’us), então, “fechou a carne em seu lugar”; D’us colocou em seu lugar um conceito da física. De acordo com este conceito, o tsadic tem o poder de aceitar o fluxo supernal e transmitir todos os tipos de boas do alto para o mundo inferior. Ele pode até mesmo transmitir isso para o físico.

[Parashá Vaetchanan (81c); adaptado por Aryeh Kaplan

(The Chasidic Masters/Moznaim Press)]

© Chabad

 

Traduzido do inglês por Noahidebr.

 

© 2015-2017 Noahidebr

 

Para mais detalhes, veja as matérias

Adam & Chava (Bereshit)

 

e

 

A Criação Simultânea de Adão e Eva

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.